A combinação de todos os elementos naturais como: vegetação, relevo, solo, rios e clima, principalmente da formação vegetal e o conjunto de vidas vegetais e animais existentes numa porção do espaço geográfico, recebe o nome de bioma.
Observe no mapa a seguir a classificação e abrangência dos biomas existentes no território brasileiro, e também qual bioma está presente no estado de Santa Catarina.
Mapa dos biomas brasileiros
Vamos conhecer um pouco da biodiversidade desses grandes biomas.
Floresta Amazônica: a floresta tropical é constituída de árvores de grande porte e bem próximas umas das outras. O clima é quente e úmido. Essa floresta abriga uma enorme diversidade de animais e espécies vegetais. Está presente na região Norte, nos estados de Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá, Pará e parte do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso.
Floresta Amazônica
Cerrado: abrange os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins, e parte de Minas Gerais, Bahia, Piauí e Maranhão. Esse grande bioma tem sido alterado intensamente por conta de atividades agropecuárias na região.
A vegetação é de árvores baixas e esparsas com troncos retorcidos e cascas grossas com raízes profundas que lhes permitem atingir o lençol freático, pois a região tem pouca umidade, com um período de seca e outro de chuvas. Os animais que vivem nesse bioma são de médio porte, como anta, cervo, onça-pintada, lobo-guará.
Cerrado
Caatinga: bioma predominante do sertão nordestino. A vegetação é composta de plantas que resistem à falta de água prolongada, como o facheiro, xiquexique, mandacaru. Mesmo com pouca água, muitas espécies animais vivem nesse bioma, como veado-catingueiro, preá, tatupeba, asa-branca.
Caatinga
Pantanal: bioma que ocupa parte dos estados Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de partes do território de Bolívia e Paraguai.
A vegetação que recobre as planícies do rio Paraguai possui enorme variedade de plantas, que se assemelham às da Amazônia, Cerrado e Caatinga, por isso é denominado de Complexo do Pantanal. A vida animal é rica em espécies como: jacarés, peixes (dourado, pintado, curimbatá, pacu, piranha), onça, macaco-prego, veado-campeiro, cervo-do-pantanal, tatu, tamanduá, cobras (jiboia e sucuri) e pássaros (tucanos, jaburus, garças, papagaios, araras, emas, tuiuiús).
Pantanal
Pampas: vegetação rasteira de gramíneas, muito utilizada como pastagens naturais no Rio Grande do Sul.
Pampas
Mata Atlântica: floresta que recobria toda a costa brasileira. Foi o primeiro bioma a ser explorado pelos colonizadores com a retirada do pau-brasil, e que continuou a ser desmatado com a ocupação humana. Hoje, pouco restou da mata nativa. A floresta é fechada com árvores de porte médio e alto. A vida animal é diversa, com espécies de mamíferos, anfíbios, aves, insetos, peixes e répteis.
Mata Atlântica