É constituída por 26 municípios agrupados em três microrregiões: Joinville, Canoinhas e São Bento do Sul.
A ocupação inicial desta mesorregião se deu a partir de 1851, com a chegada dos primeiros imigrantes europeus, principalmente os alemães. A região é bastante industrializada, destacando-se o município de Joinville na indústria metal-mecânica, sendo também a maior cidade do estado em população. As microrregiões de Canoinhas e de São Bento têm como principal atividade econômica a indústria moveleira. O acesso a essa mesorregião e o escoamento do que é produzido é feito pelo sistema viário e articula-se com as rodovias BR-101 e BR-280.
É nessa mesorregião que fica a cidade mais antiga do estado e a terceira mais antiga do Brasil, São Francisco do Sul. Com quase 500 anos de história, a cidade de São Francisco do Sul ostenta um importante acervo arquitetônico colonial, com muitos prédios antigos e museus que se espalham pelas estreitas ruas do centro histórico. Destaque para o moderno porto, importante na movimentação da exportação e importação da região. O município também se destaca na atividade turística.
Norte Catarinense (Mesorregião)
Porto de São Francisco do Sul (SC).
Centro histórico de São Francisco do Sul (SC).
Microrregiões |
Municípios |
Joinville | 11 MUNICÍPIOS: Araquari, Balneário Barra do Sul, Corupá, Garuva, Guaramirim, Itapoá, Jaraguá do Sul, Joinville, Massaranduba, São Francisco do Sul, Schroeder. |
Canoinhas | 12 MUNICÍPIOS: Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Irineópolis, Itaiópolis, Mafra, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva, Porto União, Santa Terezinha, Timbó Grande, Três Barras. |
São Bento do Sul | 3 MUNICÍPIOS: Campo Alegre, Rio Negrinho, São Bento do Sul. |
Veja algumas características marcantes dessas microrregiões.
A microrregião de Joinville é constituída por 11 municípios, sendo que muitos deles ainda conservam seus monumentos e acervo arquitetônico da época colonial. A maioria das cidades tem sua economia baseada na atividade industrial, como Jaraguá do Sul e Joinville. A colonização foi principalmente de imigrantes alemães, e em algumas localidades, como Schroeder, o uso da língua alemã se manteve por muitos anos no núcleo familiar.
Os municípios que fazem parte da microrregião de Canoinhas têm em comum o passado histórico. Eram terras por onde passavam os tropeiros, que transportavam gado e couro do Rio Grande do Sul para abastecer a feira de Sorocaba em São Paulo. Durante a viagem, escolhiam algumas localidades como ponto de “pouso”, onde paravam para descansar, dormir e abastecer a tropa. Outro fato comum é que esses municípios, em quase sua totalidade, foram palco do conflito da Guerra do Contestado, cuja área foi disputada pelo estado do Paraná no final do século XIX e início do século XX.
A atividade industrial moveleira e a cerâmica são as de maior destaque dos municípios que compõem a microrregião de São Bento do Sul. Rio Negrinho recebeu os primeiros imigrantes alemães, portugueses, poloneses e italianos a partir de 1858, e desenvolveu-se efetivamente com a construção da estrada de ferro.
Indústria moveleira: responsável pela produção e fabricação de móveis.